segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Conhecimento do aluno

   Por Içami Tiba.
“Espero que ele ( o professor) se preocupe menos com o currículo pedagógico e mais com o que o aluno já sabe, ou seja, que ele trabalhe com base no conhecimento prévio de cada aluno. Não que o currículo não seja importante, mas o professor precisa saber adaptá-lo para a necessidade de cada criança ou adolescente. É importante reduzir a distância entre o conhecimento do aluno e o que o professor muitas vezes quer passar. É como a história Peixe é Peixe: Um peixinho curioso queria saber como era a vida fora da água. Como não podia sair, pediu ao amigo girino que, quando virasse sapo, voltasse para lhe contar. O sapo viu flores, aves, pessoas... Quando retornou, contou ao peixinho. Lá fora tem aves. Mas o que são aves?, perguntou o habitante das águas. Ah, são seres com penas e asas, que voam. O peixinho pareceu entender, mas o girino, desconfiado, pediu para que o amigo desenhasse uma ave tal como ele a imaginou. E qual foi o desenho que ele fez? O de um peixe, como ele, mas com penas e asas."


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário